Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

Quem Sou

BREVE CURRÍCULO E HISTÓRICO


foto Adelita Chohfi
DRT 31320/SP (dançarina/artista)
Idiomas: grego (fluente), inglês (intermediário) e árabe (noções básicas)

Sou professora, dançarina, coreógrafa, pesquisadora e produtora cultural, estudo, pratico e trabalho com danças gregas e orientais há mais de 20 anos. Meu trabalho é voltado para a essência destas danças. Sou de origem grega e árabe, minha mãe nasceu em Atenas e meu pai no Cairo, me preocupo em manter as raízes e a cultura de meus ancestrais enriquecendo a diversidade cultural brasileira. Procuro ter um estilo mais tradicional sem anular a criatividade para atingir como resultado um trabalho autêntico e que possua excelência cultural e artística.

Meu primeiro contato com as danças de origem grega e orientais foi em casa com minha mãe e familiares. Vivi em Atenas (GR) quando criança, e iniciei meu aprendizado dos folclores gregos na escola e posteriormente no Brasil participei e coordenei grupos folclóricos de danças gregas e árabes vinculados às coletividades. Em 1999, patrocinada pelo governo grego, retornei à Grécia  para estudo da cultura helênica e das danças. Apaixonada pelo tsiftetelis (estilo grego de dança do ventre) iniciei aulas regulares da dança clássica oriental em 1995 com a mestra Cláudia Parolin com a qual me atualizo até os dias atuais. Desde então participei de de diversos cursos e workshops e aulas particulares para aprimoramento e destaco os seguintes nomes: Mohamed El Sayed, Tamalin Dallal, Carlla Sillveira, Márcia Dib, Fadua Chuffi, Lulu Sabongi, Soraia Zayed, Mahaila El Helwa e Nur.
Cursei um ano de ballet clássico com a bailarina Hanna Hadara visando aprimorar minha consciência corporal e qualidade dos meus movimentos.
Com Mohamed El Sayed (renomado artista egípcio) reciclo meus estudos periodicamente, não somente sobre a dança oriental mas também sobre os folclores e giro sufi e tive a honra de produzir e participar juntamente com ele de eventos em São Paulo (2004, 2017 e 2019).
Cursei também durante 2 anos aulas regulares de derbak com o professor Sami Bordokan, além de ter participado de diversas aulas sobre música árabe com este mesmo músico com o qual estudo regularmente os aspectos da música relacionados à dança.
Atualmente, além do meu contínuo estudo e prática das técnicas corporais, tenho uma dedicação especial ao trabalho aprimorado da musicalidade na dança oriental e das questões históricas e culturais que a envolvem.

Sou proprietária, coordenadora de cursos e professora do Pandora Danças, fundado em Janeiro de 2010.
Dirijo a Pandora Cia de Danças, um grupo de danças orientais cujo objetivo é divulgar a cultura e danças orientais de forma autêntica.
Sou bailarina solista da Orquestra Oriental do único músico árabe com formação acadêmica no oriente e considerado o principal representante deste gênero no Brasil e América Latina, Sami Bordokan.
Sou autora, produtora e dançarina do projeto "Danças do Oriente" o qual acontece periodicamente em São Paulo desde julho de 2009.
Sou também produtora, coreógrafa e dançarina do projeto "Cantos e Encantos Árabes"  e "Música e Dança para Sentir" juntamente com a Orquestra Oriental de Sami Bordokan, projeto este que possui certificado de excelência artística pela Secretária da Cultura do Estado de São Paulo e apoio do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe).
Fui supervisora e orientadora de danças libanesas do elenco da minissérie "2 Irmãos" produzida pelo diretor Luís Fernando de Carvalho/Rede Globo e participei das cenas de dança como atriz figurante.
Possuo selo de qualificação da Khan El Khali e sou integrante do quadro de bailarinas.
Realizo apresentações solo em diversos eventos, festas e festivais de dança.
Tenho um livro digital lançado em 2018 e atualizado em 2020, "Dança do Ventre - Origens e Histórico" disponível no seguinte link:
http://comvoce.centraldancadoventre.com.br/ebook-cris-antoniadis
Atualmente estou trabalhando para lançamento de um livro sobre as características da música e cultura oriental relacionadas à dança, e também desenvolvendo cursos, palestras e workshops voltados para este tema.

APRESENTAÇÃO COM SAMI BORDOKAN - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO



APRESENTAÇÃO COM ORQUESTRA ORIENTAL NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Outubro de 2011

"A dança é o que me move a cada dia, meu alimento, minha água, o meu ar, sem esta arte não vivo, e cada dia que passa me apaixono cada vez mais por esta experiência que é estar em contato com o meu eu mais profundo, perceber que estou viva e ser totalmente livre para sentir"
Cristina Antoniadis






2 comentários:

  1. xronia polla Cristina por este seu belo e tão esclarecedor blog. tenho certeza de que vc é uma bailarina de primeira classe e tem muito pra ensinar às garotas que pretendem um dia ser uma bailarina completa como vc. efxaristo poli, asalamualeikom. filákia

    ResponderExcluir