Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

6 de abr. de 2009

Árabes e Gregos - A semelhança não é mera coincidência

Escolhi este assunto para minha primeira postagem neste blog pois acredito que há uma grande confusão conceitual de “quem é quem”. Algumas pessoas podem ler meus textos e questionarem porque eu não diferencio em alguns aspectos os gregos dos árabes.

Em primeiro lugar precisamos entender quem são os árabes e diferenciá-los. É um erro generalizar um mundo que vai desde o Marrocos até o norte da Índia como sendo uma coisa só. Cada região pertencente a este mundo tem uma característica singular, uma culinária própria, alguns dialetos, costumes e tradições diferentes. O que os une então!!!
Eu poderia dizer que em primeiro lugar a língua árabe, mas não podemos esquecer que no Irã se fala o persa, e particularmente não acredito que alguém duvide de que o Irã seja um país com uma forte cultura árabe, este é o caso também da Turquia, onde se fala o turco. Em segundo, eu diria que o fator comum seria a religião, mas também não podemos esquecer que em alguns países como o Líbano e a Síria há uma quantidade significativa de Cristãos, e que em algumas aldeias estes chegam a representar 100% da população. Outro fator seria a influência e origem dos povos nômades da região do Golfo Pérsico, mais conhecidos como beduínos, entretanto estes povos foram além do que o mundo considera hoje de “árabe”.
Sendo assim, eu concluo que o que realmente une esses povos são fatores culturais, principalmente a música e a dança. A música árabe, assim como os cantos dos ritos islâmicos, tiveram sua raiz e grande influência da música bizantina, cuja origem é helênica. Não há diferença entre a música clássica árabe e a música clássica grega. São os mesmos instrumentos, os mesmos ritmos, os mesmos modos. Algumas danças de roda são idênticas, sem contar a dança do ventre, que também faz parte da cultura grega (saiba mais no artigo sobre Tsifteteli, clique aqui).
Quando comparamos gregos e libaneses, as diferenças são mínimas. Temos muita coisa em comum: na culinária por exemplo, pratos como charutinho de folha de uva, kafta ou keftê, o famoso churrasco grego ou chawarma, abobrinha recheada, sopa de feijão branco, coalhada seca entre outras inúmeras iguarias, isto sem contar os doces que são praticamente os mesmos, a maioria feita a partir de nozes, pistaches, massa folhada e semolina.
Costumes como ficar com uma espécie de terço (masbarha ou coboloi) na mão para acalmar, usar um amuleto azul e cuspir contra o mau olhado, levantar as sobrancelhas para dizer não, e inclinar a cabeça para o lado p dizer sim, milhares de palavras em comum, enfim, seria infindável descrever estas semelhanças, algumas tão sutis que somente no convívio diário para percebê-las.

Para não estender muito o assunto não vou entrar no âmbito histórico que muito contribui para que existam estas semelhanças. Mas é por tudo isso que eu sempre digo que em minha opinião a Grécia pertence à Europa geograficamente (e agora com a União Européia, economicamente também), mas culturalmente eu a classificaria no Oriente Médio.

Quer receber conteúdo exclusivo, dicas e novidades sobre cultura, música e dança oriental?? Se inscreva na minha lista!!

 

23 comentários:

  1. Oi Cris, adorei a iniciativa deste blog, muito interessante esse texto! Parabéns! Um Grande Beijo!
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, que legal este texto, adorei!!! Beijos!
    claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina!

    Adorei seu primeiro post, e com certeza vou voltar aqui mais vezes para estudar. Parabéns!

    bjinho

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Nossa, deculpe a demora em responder!! Que bom que gostou, seja muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Cris! Muito bom.
    O maravilhoso e gratificante de se estudar a cultura de outros povos (no meu caso a do oriente médio), são essas supresas de descobrir fronteiras totalmente novas na cultura. PARABÉNS PELO TEXTO AMIGA!

    Haiyat Raziya

    ResponderExcluir
  6. oi cris estou estudando a antiguidade para umas apostilas que estou escrevendo, e tb para sucitar algumas duvidas que surgiram durante as leituras de seu blog
    na verdade o que hoje e libano, parte da siria, parte da palestina, chipre e grande parte da grécia por milênios foi uma coisa só
    o imperio grego abrangia toda area
    os fenicios sempre tiveram estreita ligação com os gregos e a ilha de chipre era um meio termo entre os 2 povos
    o imperio da anatolia envolvia toda a area.
    é um caldeirão cultural tão simbiótico que se torna quase imprudente se pensar em termos da divisão do estado moderno
    as fronteiras contemporâneas ente paises sao meramente politicas, não etnicas
    realmente, o que hoje são grécia, líbano e parte da siria são fronteiras artificiais, foi uma cultura que "cozinhou" unificada por ceculos.
    A presença dos arabes existe em toda a região desde 1500 ac com a rota de comercio que ia do imen até a palestina, mas realmente pela proximidade geográfica e pelo tempo que esses territorios forsam de fato uma coisa so, não creio que essa cultura libanesa-grega-siria tenha tanta influencia dos arabes da peninsula arabica, ate pq mesmo nos dias de hoje os khaleeges que são super tradicionais tem uma cultura bastante distinta desses 3 povos que citei. Semelhanças existem mas nao são gritantes como grécia e líbano
    a relação grécia - líbano é meio rio grande do sul - argentina quem ja foi lá sabe que a fronteira é meramente politica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Maira, mas a maioria das pessoas não tem esta percepção destas proximidades culturais de povos de diferentes línguas, e que o mundo árabe vai muito além do que a tv mostra. Que a Grécia não é povoada por gente loira que toca lira e acredita nos deuses e que os árabes não são todos terroristas, e ainda mais, a riqueza da cultura árabe que em determinado período histórico foi a continuação dos saberes helênicos.

      Excluir
  7. Cris
    parabéns pelo blog... e por compartilhar com generosidade suas pesquisas.
    Deus a abençõe!
    bjs.
    Aysha Almeé

    ResponderExcluir
  8. oi cris achei interessante,conhecimento nunca é demais. valeu! um abraço.

    ROSILENE FERREIRA

    ResponderExcluir
  9. Nao gostei de nada que dizia nesse texto!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, geralmente eu não publico comentários pejorativos de gente que não se identifica, mas não pude deixar de publicar este pq fiquei morrendo de vontade de te responder: "o problema é seu", kkkkkkkk, goste ou não, o que eu escrevi é a mais pura verdade! E da próxima vez, tenha um pingo de honra e caráter e identifique-se, "giassas"!!!

      Excluir
  10. Cristina, sou neto de gregos do Libano, meu avo é do norte do LIbano, região de Tripoli, Aiko Bannar, proximo ao mar...
    meu avo é Maronita. e é de origem grega, mesmo falando arabe tambem.
    Lembro que ate mesmo antes de Alexandre, o Grande conquistar todo oriente medio e conquistar o imperio Persa. ja existiam populações gregas habitando toda costa da Turkia, da Siria, e do Libano incluindo a Palestina ( Os Filisteus eram gregos creto Micenicos)e tambem na Ilha de Chipre.( Κυπρος). a colonia grega no Libano é enorme, em Beiruth tem um bairro grego , com clube pra colonia e ate cemiterio grego.ok .....FILAKIA POLLA

    ResponderExcluir
  11. Existem mais gregos no Libano, Siria, Turkia, Palestina e Ilha de Chipre, que jamais poderia supor qualquer vã filosofia e historiadores. Meu avõ Georgios é um deles. Libanes grego, de Tripoli, Aico Bannar , norte do Libano. filákia

    ResponderExcluir
  12. Meu avô é Libanes, de origem grega. de Tripoli, norte do Libano.
    no Libano a seculos vivem gente grega e armenia.e falam tanto o arabe como o grego e armenio. Φιλάκια Πολλά-asalamualeikom

    ResponderExcluir
  13. Meu avó e Libanes de origem grega. de Tripoli, norte do Libano.
    no Libano tem muita gente grega e de origem grega e armenia.
    eles falam tanto o arabe quanto o grego a séculos.e convivem harmoniosamente com outras culturas .inclusice com os mulçumanos .
    Φιλάκια πολλά σε ολους...αsalamualeikom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geórgios, seja bem vindo em minha página!!! Nós gregos somos orientais e precisamos reafirmar isto com urgência para não perder nossas origens pois é uma linda cultura, muito rica e cheia de sabedoria. Abçsssss

      Excluir
  14. Suspeitei desde o princípio, aliás, um dos primeiros discípulos de Maomé teira sido um bizantino e parece que a percepção que Maomé tinha do cristianismo foi dada por uma heresia vencida que nasceu do Egito, onde também havia uma comunidade grega influente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que interessantes, não sabia deste detalhe, vou pesquisar também. Grata por contribuir, abçss

      Excluir
  15. Eu gostl muito de ambos estos de musicas(grega conteporanea e árabe) e realmente notei a grande semelhanca, alem da propria aparencia fisica(principalmente gregos, turcos, libaneses e sirios), comidas, etc

    ResponderExcluir
  16. Fui para a Grécia em 2016 e notei isso, principalmente ao ver o Gyros, que é igual à carne do kebab arabe. Ai pensei que um tinha influenciado o outro, pois Grecia e Turquia são proximos. Muito boas as usas observações.

    ResponderExcluir