Quem nunca misturou que atire o primeiro gliter kkkkkkk
Muitas vezes há uma confusão no nosso meio da dança quando o
assunto é dabke ou saidi, principalmente quando nos referimos aos movimentos
característicos destas danças e mais ainda quando estes folclores aparecem no
meio das rotinas clássicas orientais. Isso acontece por vários motivos:
1) Tanto no dabke como no saidi são utilizados ritmos
quaternários parecidos como por exemplo o próprio ritmo saidi na dança saidi e
do katakuft no dabke, ambos tem 4 tempos e possuem duas notas graves entre o 2º
e o 3º tempo, temos também a presença do maksoum, um ritmo também quaternário e
bem comum de ambos os folclores;
2) Ambas as danças possuem movimentos "puladinhos"
com uma certa marcação ritmica, entretanto é bom lembrar que o dabke tem uma
intenção mais verticalizada enquanto o saidi é mais horizontal;
3) Outra coisa que propicia esta confusão é a instrumentação,
os dois estilos utilizam bastante os instrumentos que possuem grande projeção
sonora como o mijuis, mizmar e tabl;
4) Aqui no Brasil temos uma comunidade sírio/libanesa muito
grande, uma das maiores do mundo, e os primeiros contatos com as danças
orientais foram através das festas da comunidade onde o dabke sempre foi muito
presente. Ou seja, esta linguagem corporal foi referência para muitas das
primeiras bailarinas do Brasil, numa época que não havia internet e tanto
acesso como há hoje em dia às informações, então era natural interpretar com
uma linguagem mais “dabkenta” certos momentos de folclores nas rotinas
clássicas.
Entretanto, apesar destes elementos em comum, há muitas
diferenças claras entre estes folclores.
Uma delas é a intenção dos movimentos, no dabke como já disse
a postura é mais verticalizada, o tronco é altivo, eu costumo dizer que é a
postura de quem monta cavalo, já o saidi é mais gingado, mais horizontal, mais
de quem monta camelo. O dabke é mais pontuado enquanto o saidi tem mais “es”,
mais respiros.
DABKE - reparem na postura, nas linhas e nas vestimentas |
Outra diferença marcante é o próprio formato musical, o dabke
tem uma estrutura musical mais fixa, geralmente começa com uma “ateba”
(contação de história com improviso vocal específico), e a melodia geralmente
tem um canto solo seguido de um coro, na grande parte das vezes é música
cantada e pode haver mudanças rítmicas alternadas. Já o saidi tem um formato
melódico mais solto, mais improvisado, pode começar lento e ir acelerando
gradualmente até alternar o ritmo para um falahie. Outra diferença é a
utilização do ritmo saidi no estilo saidi enquanto no dabke se usa o katakuft.
TAHTIB - luta "dançada" que deu origem à dança saidi |
O sotaque também é um grande diferencial. Quando as músicas
são cantadas é possível observar que no saidi temos o sotaque egípcio, no dabke
temos o sotaque próprio do Levante. Muitas vezes nas letras das músicas cantadas
de saidi irá aparecer a palavra saidi ou alguma referência às cidades e regiões
saidis do Egito, já as letras das músicas de dabke geralmente abordarão
assuntos de trabalhos em grupo e de questões do cotidiano.
Grupo Musical Saidi - trajes egípcios |
Existem também os ritmos que são específicos de cada estilo,
como já mencionado o próprio saidi e o katakuft, como também o sudasi no caso
do dabke e o falahie no saidi.
Não podemos também deixar de falar nas vestimentas que são
completamente diferentes e que retratarão os usos e costumes de cada região.
No vídeo a seguir, eu faço uma brincadeira com o ritmo
maksoum demonstrando um pouco destas diferenças. Espero que ajude a clarear um
pouco as ideias, mas lembrem-se, para absorver estas diferenças e identificar os estilos, é necessário bastante estudo!!
Abraços Dançantes
Cris Antoniadis
Nenhum comentário:
Postar um comentário