Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

7 de mai. de 2014

Aula de Música - Ritmos, Instrumentos e Estilos

Atendendo a pedidos, principalmente de estudantes das danças árabes que moram muito longe de São Paulo o que dificulta o acesso à cursos presenciais, de tempos em tempos vou escolher uma música para estudá-la juntamente com vocês.

Neste post escolhi uma das minhas últimas apresentações por 2 razões. A primeira é porque a música escolhida é uma interpretação do músico Abboud Abdel Aal, que faz parte do álbum Arabian Nights. Este músico, apesar de pouco conhecido entre as bailarinas, tem interpretações lindíssimas de músicas conhecidas e também é excelente na execução de taqsins, particularmente as de violino e de acordeon. A outra razão, é porque esta música, além de muito tradicional, tem uma riqueza sonora e rítmica interessantes.


Eu diria que este é um estilo de música ideal para a dança oriental, pois proporciona a entrega, a brincadeira, a instrospecção, a troca com o público e um repertório variado de movimentos, especialmente os de quadril.

Ela inicia com uma taqsim de violino (improviso melódico oriental), com base rítmica em wahda chifteteli
DUM-TAK-TAK/DUM-TAK-

A taqsim dura até 1min30seg. E então se inicia uma música chamada "Hizzi ya Nawaem" (o requebrar da donzela). Esta música é composição do famoso Farid Atrash, foi composta para dança oriental e apesar do compositor ser egípcio, esta canção faz menção à um estilo de folclore mais libanês. No vídeo acima o ritmo de base é o maksoum, a instrumentação é basicamente violino e aos 2mim20seg uma nay faz uma pequena frase.
No final da postagem, coloquei o vídeo da canção que foi interpretada originalmente por Issam Rajji, cantor libanês, e a bailarina Nadia Gamal, que também fez muito sucesso no Líbano, talvez por isso a escolha desta música neste filme.
MAKSOUM: DUM TAK-TAK DUM-TAK-

Aos 3min08seg, inicia uma taqsim de acordeon no estilo baladi, aos 3min57min percebemos a típica brincadeira entre acordeon e derbak muito comum neste estilo musical, aos 4min25seg, entra a base rítmica em masmoud saghir (vulgo baladi) e o acordeon continua sua improvisação melódica e aos 5min16seg percebemos a evolução do ritmo para o fallahie.
MASMOUD SAGHIR: DUM DUM-TAK DUM-TAK-

Aos 6h12seg inicia um solo percussivo com o ritmo laff /malfouf em estilo da dança hagalla (3 compassos com uma variação no quarto) e depois percebemos as brincadeiras típicas de um solo percussivo para dança e aos 6min45seg temos novamente o maksoum como base rítmica até que acelera e finaliza em um "rush" (rrrrrrrrrrrrrrrr).
LAFF: DUM-TAK-TAK

Espero ter ajudado, bons estudos!!!!! Aproveito para convidar para o próximo curso que darei em SP, um intensivo em RITMOS muito rico e preparado com todo o carinho!

Para ficar por dentro de todas as minhas novidades, dicas, conteúdos e eventos dançantes, não deixe de se inscrever em minha lista!!

 
CURSO ESPECIAL - SEGUNDO SEMESTRE 2019 - VAGAS LIMITADAS


Música - Hizzi ya Nawaem
Issam Rajji e Nadia Gamal

4 comentários:

  1. Amei Cristina! O estudo com que nos brinda e o video com a sua dança. Voce é sempre otima mas neste dia esta a especialmente inspirada. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Sensacional iniciativa. Nós,meras curiosas,com mania de perguntas, inseridas no contexto da ideia de que devemos estudar.....só podemos agradecer.
    beijão.

    ResponderExcluir
  3. Cris, obrigada por lembrar de quem está longe mas tem o coração pulsando muito perto. Adoraria participar do curso, espero estar presente em outro próximo. Fico muito grata por disponibilizar seus estudos. A "dissecação" acompanhou minha tarde e trouxe grande contribuição, como sempre. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Cris, obrigada por lembrar de quem está longe mas tem o pensamento/coração pulsando muito perto. A "dissecação" acompanhou minha tarde e trouxe grande contribuição.

    Muito grata por compartilhar seus estudos conosco. Parabéns pela iniciativa sempre tão honrosa a esta arte. beijo grande!

    ResponderExcluir