Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

13 de jun. de 2019

DABKE OU SAIDI???

Quem nunca misturou que atire o primeiro gliter kkkkkkk

Muitas vezes há uma confusão no nosso meio da dança quando o assunto é dabke ou saidi, principalmente quando nos referimos aos movimentos característicos destas danças e mais ainda quando estes folclores aparecem no meio das rotinas clássicas orientais. Isso acontece por vários motivos:

1) Tanto no dabke como no saidi são utilizados ritmos quaternários parecidos como por exemplo o próprio ritmo saidi na dança saidi e do katakuft no dabke, ambos tem 4 tempos e possuem duas notas graves entre o 2º e o 3º tempo, temos também a presença do maksoum, um ritmo também quaternário e bem comum de ambos os folclores;

2) Ambas as danças possuem movimentos "puladinhos" com uma certa marcação ritmica, entretanto é bom lembrar que o dabke tem uma intenção mais verticalizada enquanto o saidi é mais horizontal;

3) Outra coisa que propicia esta confusão é a instrumentação, os dois estilos utilizam bastante os instrumentos que possuem grande projeção sonora como o mijuis, mizmar e tabl;

4) Aqui no Brasil temos uma comunidade sírio/libanesa muito grande, uma das maiores do mundo, e os primeiros contatos com as danças orientais foram através das festas da comunidade onde o dabke sempre foi muito presente. Ou seja, esta linguagem corporal foi referência para muitas das primeiras bailarinas do Brasil, numa época que não havia internet e tanto acesso como há hoje em dia às informações, então era natural interpretar com uma linguagem mais “dabkenta” certos momentos de folclores nas rotinas clássicas.

 

Entretanto, apesar destes elementos em comum, há muitas diferenças claras entre estes folclores.
Uma delas é a intenção dos movimentos, no dabke como já disse a postura é mais verticalizada, o tronco é altivo, eu costumo dizer que é a postura de quem monta cavalo, já o saidi é mais gingado, mais horizontal, mais de quem monta camelo. O dabke é mais pontuado enquanto o saidi tem mais “es”, mais respiros.

DABKE - reparem na postura, nas linhas e nas vestimentas


Outra diferença marcante é o próprio formato musical, o dabke tem uma estrutura musical mais fixa, geralmente começa com uma “ateba” (contação de história com improviso vocal específico), e a melodia geralmente tem um canto solo seguido de um coro, na grande parte das vezes é música cantada e pode haver mudanças rítmicas alternadas. Já o saidi tem um formato melódico mais solto, mais improvisado, pode começar lento e ir acelerando gradualmente até alternar o ritmo para um falahie. Outra diferença é a utilização do ritmo saidi no estilo saidi enquanto no dabke se usa o katakuft.

TAHTIB - luta "dançada" que deu origem à dança saidi


O sotaque também é um grande diferencial. Quando as músicas são cantadas é possível observar que no saidi temos o sotaque egípcio, no dabke temos o sotaque próprio do Levante. Muitas vezes nas letras das músicas cantadas de saidi irá aparecer a palavra saidi ou alguma referência às cidades e regiões saidis do Egito, já as letras das músicas de dabke geralmente abordarão assuntos de trabalhos em grupo e de questões do cotidiano.

Grupo Musical Saidi - trajes egípcios

 Existem também os ritmos que são específicos de cada estilo, como já mencionado o próprio saidi e o katakuft, como também o sudasi no caso do dabke e o falahie no saidi.

Não podemos também deixar de falar nas vestimentas que são completamente diferentes e que retratarão os usos e costumes de cada região.


No vídeo a seguir, eu faço uma brincadeira com o ritmo maksoum demonstrando um pouco destas diferenças. Espero que ajude a clarear um pouco as ideias, mas lembrem-se, para absorver estas diferenças e identificar os estilos, é necessário bastante estudo!!

Abraços Dançantes
Cris Antoniadis



Nenhum comentário:

Postar um comentário