Postagem em destaque

Bem Vindo!!!

Bem vindo ao meu espaço de divulgação da minha arte e também da minha vivência como ser humano criativo!!! Aqui vocês encontrarão não só u...

5 de abr. de 2019

Conheça e saiba como interpretar um Bouzouki/ Buzuk

Olá,

Você que é praticante de dança do ventre ou amante da cultura oriental já ouviu falar no buzuk ou bouzouki???

este é o bouzouki helênico, existem muitos outros tipos de bouzoukis ou buzus


O bouzouki/buzuk é um instrumento musical de cordas, da família do alaúde (podemos inclusive dizer que seria um filho ou neto do alaúde), e é muito popular em algumas regiões onde a música oriental é executada, principalmente na Grécia/ Turquia/ Líbano e Síria.

Em grego é conhecido como bouzouki e em árabe como buzuk. Neste artigo optarei em usar o termo bouzouki pois para mim é mais orgânico e íntimo me referir desta forma a este instrumento que sempre foi tão presente em minha existência.

O bouzouki é um instrumento oriental e está muito presente na música oriental (quando eu digo música oriental estou me referindo à música que tem características específicas e que a diferenciam muito da música ocidental em estrutura, escalas "maqans", forma de ouvir, tocar, sentir, ritmos, e que é praticada numa extensão cultural e territorial que vai além do mundo considerado árabe, abrangendo os balcãs, o norte da África, a região do Levante, Ásia Menor "Anatólia" e parte da Ásia Central).

Entretanto, apesar do referido acima, o bouzouki é um instrumento que não possuiu uma ampla possibilidade de maqans (escalas) assim como o alaúde possui. O bouzouki possui trastes em seu braço (tal como o violão) e isto limita o número de notas musicais quando comparado com o alaúde que tem o seu braço livre, mas ainda assim é um instrumento que possibilita os 1/4 de tom que é tão característico da música oriental e que os instrumentos ocidentais (como o violão por exemplo) não conseguem reproduzir.

Eu sou apaixonada pelo bouzouki, ele tem uma sonoridade mais "estridente" que o alaúde, no meu modo de sentir eu vejo o alaúde como um instrumento mais aveludado, mais grave e que me remete à energia do masculino, já o bouzouki para o meu modo de sentir (assim como o qanoum - falaremos dele numa outra oportunidade), me remete à uma energia mais feminina, mais doce ao mesmo tempo que é forte e vigorosa. Para mim, o alaúde seria a voz masculina enquanto o bouzouki a feminina!

O som trinado do bouzouki permite que a bailarina possa explorar diversos tipos de tremidos, aliados ou não aos movimentos sinuosos que podem também se dar de forma lisa fazendo toda a leitura poética do instrumento. É um instrumento que permite uma dança muito rica em movimentos, técnica e sentimentos.

Na atualidade, o bouzouki é considerado o instrumento mais típico da música helênica, é muito utilizado tanto nos clássicos como na música popular e moderna. É muito utilizado no estilo rembetiko (um estilo musical mais boêmio da músico helênica e que é extremamente popular entre os gregos e heleno descendentes no mundo), e muito presente no TSIFTETELIS, estilo helênico da dança oriental solta de improviso. Nas festas gregas é um instrumento que não pode faltar e que é contagiante e sentimental, proporcionando a todos uma sensação de êxtase em suas TAKSIMIS (taksim), o que podemos chamar no mundo árabe de TARAB.

Ainda falando de TSIFTETELIS, no início do século XX foi desenvolvido e popularizado um estilo muito peculiar de solo de bouzouki para o tsifteteli (chifteteli) e que se tornou praticamente um hino do tsifteteli grego, um estilo onde o músico improvisa com o bouzouki demosntrando muita habilidade, vigor, sentimento e o que chamamos de "KEFI", (uma pegada, um sentir único de estar na energia daquele momento)

Abaixo o link de um SOLO DE BOUZOUKI que efetuei para o desfecho do meu DVD "A DANÇA NA MÚSICA E CULTURA ORIENTAL", lançado em parceria com a Shimmie Kaleidoscópio e onde eu explico as características fundamentais da música e cultura oriental aplicadas na nossa dança.
Para mais informações sobre o DVD, CLIQUE AQUI!!!

O solo é do maravilhoso músico Nicos Pourpourakis (in memória), que ainda em vida me cedeu com muito amor os direitos autorais para que eu pudesse produzir este trabalho e que era um apaixonado pela dança do ventre.

Aqui no Brasil, na comunidade helênica, temos um grande "bouzouklis" , o Kostakis, e que está sempre presente nas festas e eventos da comunidade. Para quem tiver interesse em aprender a tocar o instrumento, pode entrar em contato com o Iaonnis Kyriopoulos, professor na Coletividade Helênica de São Paulo.

Espero que tenham gostado deste conteúdo e não deixem de me acompanhar nas redes sociais:

CURTA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE

Para não perder nenhum conteúdo e informações preciosas sobre esta rica cultura, INSCREVA-SE na minha lista!

 





TAKSIMI BOUZOUKI - NICOS POURPOURAKIS - INTERPRETAÇÃO CRISTINA ANTONIADIS



ESTILO GREGO DE SOLO DE BOUZOUKI - TSIFTETELI



O BUZUK "ÁRABE"





Nenhum comentário:

Postar um comentário